segunda-feira, 8 de julho de 2013

Alerta: 7 Truques que as Empresas de Cosméticos Usam para te Enganar

Hoje eu estava passeando pela net e visitei um site muito interessante é lá encontrei um post que resolvi trazer para vocês,caso queira visitar o site: www.belezaesaude.com




A indústria de cosméticos utiliza várias truques em suas propagandas e nas embalagens dos produtos para tentar te convencer a comprar. Mas será que as vantagens anunciadas são significativas? Aprenda a se defender!
 Confira abaixo algumas expressões utilizadas pelas empresas. Essas expressões tentam induzir o consumidor a achar que o produto possui vantagens mas, como você vai ver, não passam de formas de tentar convencer o consumidor desatento…
 7. “Dermatologicamente Testado”
Só por que um produto foi testado dermatologicamente, não significa que ele seja recomendado por dermatologistas. Aliás, “dermatologicamente testado” é uma frase sem sentido, que tentam mostrar uma vantagem que não existe: afinal de contas, todos os produtos para serem comercializados de forma legalizada precisam ser dermatologicamente testados.
 6. “pH Balanceado”
Produtos para pele e cabelos muitas vezes são anunciados como "pH balanceado", em uma tentativa de mostrar aos consumidores que o produto é menos irritante ou que funciona melhor. A verdade é que qualquer produto decentemente formulado (isso é, em um laboratório especializado), será feito em uma gama de pH que seja compatível com a pele e cabelo. O consumidor jamais vai notar a diferença entre um produto "pH balanceado" e um “comum”.
 5. “Fator de Proteção Solar”
É ótimo que as empresas estejam adicionando fator de proteçao solar (FPS) em produtos diversos, como maquiagem por exemplo. No entanto, existem duas formas de proteção solar: física e química. A física é a proteção que você provavelmente conhece, aquela que bloqueia e reflete os raios UV. A proteção química, no entanto, absorve os raios e cria radicais livres, danosos para a pele. Como não é trivial identificar qual tipo de proteção o produto oferece, é bom ficar atenta: apenas por que um produto anuncia que tem fator de proteção solar, não significa que você esteja segura e livre de efeitos colaterais. Por isso, ao comprar um filtro solar, certifique-se se ele tem fator de proteção UVA e UVB.
 4. “Fórmula Comprovada”
Os marqueteiros sabem que a expressão “comprovada” é bastante forte, pois faz com que as pessoas automaticamente pensem “esse produto funciona”. A verdade é que a tal “comprovação” da fórmula é dada pela própria empresa, e não por nenhum órgão externo competente. Assim, a expressão “comprovada”, nesse contexto, não quer dizer muita coisa: a eficiência do produto continua sendo uma mera questão de confiar ou não na marca. E que marca falaria que suas fórmula não funciona, não é mesmo?
 3. “Ajuda a…”
Seria ilegal para uma marca anunciar que um produto resolve um determinado problema diretamente, quando na verdade não resolve tal problema. No entanto, é perfeitamente legal anunciar que um produto “ajuda a” resolver um problema. A palavra “ajuda” é suficientemente vaga para que não haja o comprometimento com resultados. Então cuidado: muitas empresas usam essa expressão quando querem afirmar algo que não podem provar.
 2. “Para melhor resultado, use a linha completa”
Algumas pessoas acreditam que produtos feitos por diferentes empresas são, de certa forma, “incompatíveis”.  Ou seja, se, por exemplo, você usa o shampoo de uma marca, deveria usar o condicionador da mesma marca. A verdade é que cada categoria de produtos utiliza basicamente os mesmos ingredientes básicos, e variam apenas em aromas ou detalhes pouco importantes. Aliás, cada produto tem seu ponto fraco e forte, então o melhor mesmo é sempre variar e misturar marcas!
 1. “Produto Natural”
De acordo com a legislação, para um produto poder ser chamado de “natural”, basta que uma parte da composição da fórmula seja natural. E o resto da fórmula? Pode ser composto dos produtos químicos mais agressivos, e ainda assim o produto se encaixa nessa categoria. Para piorar a situação, não há consenso sobre o que a palavra “natural” signifique: algumas empresas dizem que se um produto vier de fonte natural, ele já pode ser chamado de natural (mesmo que seja modificado quimicamente posteriormente). O fato é que as empresas adicionam essa expressão nas suas embalagens para dar a impressão que os produtos são mais seguros, o que nem sempre é verdade.
 Enfim, apenas para deixar bem claro: quando uma empresa usa essas expressões em suas embalagens ou em propagandas, não significa que a marca esteja com má fé. Pode ser que o produto de fato seja bom. Mas é importante conhecer e ficar consciente desses truques, pois eles são muito utilizados para tentar conferir vantagens e convencer o consumidor. Seja consciente e tome suas decisões de compra pelos méritos do produto ou da marca, sem se deixar levar por truques!
Via Beleza e Saúde
 

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